Hidratação para a saúde da pele!

Você sabia que uma pele sempre hidratada traz diversos benefícios para a saúde da sua pele?

Nosso organismo é composto com 70% de água, sendo ela o elemento fundamental para todas as células, uma vez que regula a temperatura corporal e funcionamento dos órgãos, hidratando, lubrificando e transportando nutrientes para todo o corpo, além de outras muitas utilidades.

A hidratação diária, então, é fundamental para equilibrar a quantidade de água em nosso corpo, tanto pela ingestão de líquidos quanto pelo uso de hidratantes, deixando o corpo e pele mais saudáveis.

A partir disso são recorrentes as dúvidas sobre esse tema, sendo assim separamos algumas dúvidas comuns quando o assunto é hidratação. Confira:

Quais as áreas mais ressecadas do nosso corpo?

Áreas como mãos, joelhos, cotovelos e pés costumam ser as mais ressecadas, já que são expostas e mais afetadas pela temperatura, pelo vento e pela umidade.

Qual a importância da hidratação na prevenção do envelhecimento?

A perda gradativa da hidratação da pele é um dos motivos que causam o envelhecimento precoce, por isso a importância de manter a pele sempre bem hidratada. Além disso, a produção de Ácido Hialurônico natural da pele começa a diminuir com o passar dos anos, gerando rugas, bolsas, linhas de expressão e flacidez.

 Qual deve ser a frequência da hidratação da pele do rosto e do corpo?

O ideal, é que o corpo seja hidratado, de preferência após o banho todos os dias, pois neste momento a pele estará com os óstios abertos, fazendo com que os componentes do hidratante penetrem melhor.

Já no rosto, você pode escolher entre hidratar na parte da manhã ou a noite, escolhendo um produto de acordo com o seu tipo de pele. Reaplique sempre que necessário.

Peles oleosas também precisam de hidratação?

Sim! Todas as peles precisam de hidratação, inclusive as mais oleosas. Se a pele oleosa estiver desidratada, ficará ressecada e o próprio corpo tentará suprir esse ressecamento com uma superprodução de sebo. No entanto, é preciso tomar cuidado, escolha sempre produtos apropriados para a pele oleosa e que não sejam comedogênicos (não causem cravos). Caso contrário, seu rosto pode ficar ainda mais propenso à acne. 

Banhos quentes fazem mal a pele?

Sim! As altas temperaturas da água podem fazer com que a função de barreira protetora da pele seja prejudicada, além de deixá-la mais ressecada. Por isso, a hidratação e cuidado durante o banho é essencial.