Já conhecemos os benefícios da utilização diária do protetor solar em nossa pele, dentre os quais, estão a prevenção de manchas, queimaduras e envelhecimento precoce. Mas uma dúvida que ainda paira na cabeça de muitas pessoas é: qual protetor solar devo comprar? Qual o melhor para a minha pele?
Você sabe o que levar em consideração na hora da compra?
Por isso, juntamos aqui alguns fatores importantíssimos para te ajudar nessa questão.
FPS
O FPS é a sigla utilizada para se referir ao fator de proteção solar contra raios UVB, e ele se refere, ao tempo em que a pele vai demorar para começar a sofrer os efeitos do sol. Por exemplo, se uma pessoa, ao ficar exposta sem proteção, demora 15 minutos para começar a ficar vermelha, com um protetor FPS 15, ela vai demorar 15x mais para que esse efeito aconteça.
Portanto, podemos dizer, que peles mais claras precisam de um FPS maior. Então, quanto mais morena for a pele, mais melanina, o que significa mais proteção para a pele. Mas claro, isso não descarta a necessidade do uso do protetor solar em peles negras. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o FPS minimo a ser utilizado, por todos os tipos de pele, seja o de 30.
Com isso também podemos entender a necessidade da reaplicação o produto. Além dele ter um tempo de ação determinado, fatores externos como fricção, suor ou água retira esse produto da pele. O recomendado é fazer a reaplicação a cada 2 horas.
UVA/UVB/PPD
Ouvimos constantemente falar sobre os raios UVA e UVB, mas você sabe o que eles significam?
Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e estão muito presentes no nossos dias, são os maiores produtores de radicais livres e podem causar alterações celulares com o passar do tempo, causando rugas, manchas e flacidez. Eles estão presentes em todas as estações do ano, por isso a necessidade de se proteger mesmo em dias nublados.
Já os raios UVB são os que causam as queimaduras, eles estão mais presentes durante o verão, e também é muito prejudicial para a pele.
O PPD é a forma de medir a proteção contra os raios UVA e a Sociedade Brasileira de Dermatologia preconiza que ele tenha ao menos 1/3 do FPS
Luz azul
Por muito tempo a luz azul não foi levada em consideração na hora da fabricação e também da escolha do protetor solar, mas isso vem mudando com o passar do tempo.
A luz visível emitida pelo sol, pelos celulares, lâmpadas, computadores e tablets tem um efeito nocivo tão poderoso quanto os raios UVA e UVB. Hoje existem no mercado ótimas opções de proteção contra todos esses raios, trata-se de um ponto extremamente importante na hora da escolha do melhor produto para a sua pele.
Diante disso, podemos perceber a importancia da utilização do filtro solar mesmo quando estamos dentro de casa.
Textura
Muitas pessoas possuem uma pele oleosa e deixam de utilizar o protetor solar com medo de que a pele fique mais oleosa, com aquele aspecto pegajoso. Para essas pessoas é importante escolher um produto que seja oil free, que significa que ele não possui óleos em sua composição. Além disso, muitos protetores são toque seco, o que confere uma pele sequinha e matificada.
Para peles mais secas são indicados os protetores mais cremosos, com uma textura mais hidratante, para que não haja mais ressecamento.
Protetor físico ou químico?
O protetor químico age absorvendo os raios, fazendo com que suas energias sejam diminuidas e a pele fique mais protegida e menos exposta.
Já o físico forma uma espécie de película protetora, que reflete os raios solares e impede que eles agridam sua pele. É relativamente novo no mercado, mas vieram para ficar!
Ambos são bons e podem ser utilizados tranquilamente, inclusive em conjunto para se ter uma melhor proteção.
Com ou sem cor?
Os protetores com cor vieram para ficar, já que além de oferecerem proteção, uniformizam o tom da pele, disfarçam algumas imperfeições e podem até substituir a base no dia a dia. A grande vantagem dele é que a maioria protege contra a luz azul, diferente dos sem cor, onde existem muitas marcas que não possuem essa proteção.
Com ou sem cor, o importante é você se proteger o máximo e da melhor forma possível com um produto que te deixe a vontade e te faça sentir bem com sua pele.
Proteja-se sempre!