O que é o melasma? Tem Tratamento ?
O que é melasma?
O melasma, trata-se do surgimento de manchas escuras na pele, o que os especialistas chamam de hiperpigmentação. O pigmento melanina, define a cor dos cabelos e da pele das pessoas. Fatores internos e externos, tais como a exposição solar, genética, mudanças hormonais, inflamações e até a idade podem afetar a produção de melanina.
Quando a produção da melanina é exacerbada, ocorre a hiperpigmentação, onde essas manchas escuras e tons desiguais aparecem na pele. A produção insuficiente, ou hipopigmentação, tem o efeito oposto, com aparição de manchas brancas, sem pigmento nas áreas afetadas. Elas normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo, por exemplo.
Tipos de melasma
Melasma epidérmico: Quando há exacerbação de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
Melasma dérmico: Ocorre o depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Tratamentos
O melasma é uma condição que não tem um tratamento, porém, podemos controlar o aparecimento das manchas com alguns procedimentos, de forma a amenizar e até mesmo mantê-las imperceptíveis.
Os tratamentos para o Melasma tem como objetivo clarear as manchas e proporcionar uma renovação celular. As manchas irão diminuir.
Os procedimentos mais indicados para as manchas na pele são: Peeling Químico, Microagulhamento e Luz Pulsada. É necessário manter certos cuidados no dia a dia, como evitar a exposição direta ao sol sem proteção adequada, sempre utilizar chapéus, protetor solar com fator alto, além de manter o skincare em dia.
Um bom profissional poderá inclusive fazer a indicação de proteção solar via oral, de forma a reforçar os cuidados, passar um skincare que seja mais eficaz para sua pele e que faça a manutenção do tratamento no dia a dia.