Quando falamos de estrias surgem várias dúvidas e não sabemos ao certo se elas são verdadeiras ou não passam de um mito sobre essa disfunção estética. Pensando nisso, separamos algumas dúvidas para descobrir se são ou não reais. Veja a seguir:
É inevitável ter estrias na gravidez
Mito! Não é inevitável, mas é comum as mulheres terem estrias durante a gravidez. Isso acontece devido ao aumento da produção hormonal associado ao ganho de peso e estiramento do abdômen. Porém, é possível evitar as cicatrizes nesta fase com alguns cuidados bem simples como: adotar uma alimentação balanceada, beber água, praticar atividade física e hidratar bastante o corpo cooperam para evitar as marcas.
Óleos hidratantes podem prevenir estrias
Verdade! A hidratação é a palavra chave para otimizar a produção de colágeno e evitar a formação das estrias. Os óleos são super hidratantes e podem ser encontrados na sua forma pura ou na formulação de vários cremes para o corpo.
Homens não têm estrias
Mito! Assim como as mulheres, os homens também têm estrias, mesmo apresentando uma predisposição menor. As marcas costumam aparecer na região dos braços em pacientes que malham ou fazem alguma atividade física. Isso acontece devido a hipertrofia, que nada mais é que o aumento de massa muscular dos bíceps. O crescimento tenciona a fibra responsável pela elasticidade da região, provocando as lesões de estria.
Estria não tem cura
Verdade! A estria é uma lesão de caráter estético, sem gravidade e não tem cura. Uma vez formada, ela não desaparece completamente, mas com procedimentos clínicos e cuidados diários, as marcas podem ser amenizadas.